quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um amor verdadeiro?

por Almir Moreira

O filme “Não me abandone jamais” (Never let me go) é dirigido por Mark Romanek, famoso por comandar os videoclipes de Madonna.

A produção conta a história de três jovens que têm suas vidas unidas através do colégio Hailsham. No começo do filme é apresentando uma informação “O avanço da ciência médica veio em 1952. Os Médicos agora poderiam curar o incurável. Em 1967, a expectativa de vida passa dos 100 anos”. É a primeira dica que o filme não é sobre um triângulo amoroso.  A história é narrada por Kathy H, interpretado por Carey Mulligan. O início do filme é a apresentação dos personagens ainda crianças, por volta de 1978.

Tommy é um garoto que sofre insultos constantemente por outros alunos, até que Kathy se aproxima dele, e se tornam amigos, contrariando outros colegas. Em um determinado momento do filme, Tommy dá a ela uma fita cassete com a música Never let me go, título do filme.

Ruth, antes considerada sua grande amiga, percebe que Kathy está apaixonada e beija Tommy. Começa aí a solidão de Kathy. Em Hailsham os alunos são incentivados a fazer pinturas que podem ser escolhidas para ficarem à mostra na galeria da Madame, que vai em alguns dias analisar as pinturas dos alunos.
Chega então, a nova tutora, Miss Lucy, que faz um discurso para os alunos dizendo que a maioria das pessoas podem se tornar o que quiser quando crescer: atores, motoristas, etc ... Mas não eles. Eles são doadores e não chegarão nem mesmo à meia idade. Isso deixa os alunos assustados. O enredo pula para 1985. Eles já saíram de Hailsham, têm 18 anos e mudam-se para os chalés. Ruth e Tommy ainda continuam juntos, e Kathy é obrigada a conviver junto com eles.

Um certo momento, Kathy vai caminhar no bosque e Tommy a acompanha, conversando sobre a possível existência de um adiamento das doações se ficar comprovado um amor verdadeiro entre os doadores. O modo para comprovar essa paixão era através das pinturas que eles produziram em Hailsham.

É aí que o filme começa a ter significados mais diretos. Certo dia, Ruth diz a Kathy que o casal de amigos que convivem com eles nos Chalés encontrou uma mulher que poderia ser sua “Original”. O espectador começa a montar o quebra cabeça do filme: os alunos de Hailsham são clones de pessoas normais, e só nasceram para doar órgãos, dando sentido a frase inicial do filme, que mostra um mundo livre de doenças. Há, também, outra opção para retardar o início da doação: Ser assistente. E é o que Kathy escolhe. Ela trabalha em um hospital onde acaba encontrando Ruth, depois de 10 anos sem se verem.

Elas decidem encontrar Tommy, que também já fez duas doações caminhando para a terceira. Então, inesperadamente, Ruth em uma tentativa de reparar o erro de separar os dois, entrega a Kathy e Tommy o endereço de Madame, a dona da galeria de artes que visitava o colégio.

Assim eles poderiam ficar mais tempo juntos, através do amor verdadeiro entre eles. Ao chagarem na casa da Madame, eles encontram a antiga diretora de Hailsahm. Ela diz que aquilo só passava de um boato. Na verdade, eles faziam as crianças desenharam somente para saber se eles tinham alma. 


O filme Never let me go é uma produção ousada, que instiga os espectadores para um final surpreendente. Vale a pena assistir.

Ficha Técnica

Título original:Never Let Me Go
Gênero:Ficção Científica
Duração:1 hr 43 min
Ano de lançamento: 2010
Direção: Mark Romanek
Roteiro: Alex Garland, baseado no livro de Kazuo Ishiguro
Produção: Andrew Macdonald e Allon Reich
Música: Rachel Portman
Fotografia: Rachel Portman
                                        

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sebastian e seu mundo descontrolado

por Almir Moreira


Sebbe foi uma grande produção que participou do 60º Festival de Berlin no ano de 2010. A produção sueca reflete uma visão oculta de jovens pobres em países ricos, que passam por problemas de alcoolismo e falta de emprego dentro da família

Sebbe é um filme dramático que conta a história de um jovem de 15 anos, Sebastian (Sebbe), interpretado divinamente pelo ator Kenny Wahlbrink. Sebbe mora com sua mãe em um pequeno apartamento para duas pessoas.
O jovem em grande parte do filme aparece recolhendo lixo e componentes eletrônicos, e com esses restos, constrói novos objetos, inclusive um motor para sua antiga bicicleta. 

Sebastian é um garoto tímido, que sofre constantemente agressões pelos colegas de colégio, quando não pelo seu vizinho que o agride sexualmente. Sebastian também sofre problemas em casa, já que possui uma mãe, Eva (Eva Melander) bipolar, que em certos momentos lhe dá carinho e em outros o insulta.



A favor: O filme possui uma fotografia ótima, a temática também é surpreendente e nos faz repensar sobre nossas atitudes. Reflete o mundo oculto de grandes famílias que moram em países ricos e vivem essa disparidade de ambientes.

Contra: Apesar de ser um filme com ótimas adequações, o desenrolar se torna lento e cansativo para quem o assiste.

Ficha Técnica:
Gênero: Drama
Ano: 2010
País: Suécia
Duração: 80 min
Direção e Roteiro: Babak Najafi

Infância quase perfeita





Por Diana Valentina

Nicolas é um belo menino, filho único e amado pelos pais. Estuda em colégio conservador só para garotos e vive com sua turma de amigos, todos personagens caricatos, o que já faz o filme ter um diferencial.  
Nicolas vive uma vida perfeita com todas as relagias de filho único, até o dia em que seu colega Joaquim chega à escola com a notícia de que terá um irmãozinho(pesadelo de todo filho único).

Coincidentemente, na sala de aula, a professora conta a história do polegar, que foi abandonado na floresta pelos pais. Eis que a vida de sonho de Nicolas começa a desmoronar, pois seguindo as dicas dos amigos, ele começa a desconfiar que também terá um irmãozinho e logo logo será abandonado na floresta.
Nicolas entra em desespero e para não ser abandonado como polegar, ele começa a imaginar e colocar em prática planos para que isso não aconteça. Daí pra frente o filme todo é puro divertimento. Nicolas e sua turma vivem várias aventuras, engraçadas, claro. O filme parte da perspectiva de Nicolas, um tanto quanto inocente e ao mesmo tempo adulto ao encarar a imaginária gradivez da mãe.

 A história de Nicolas vem de uma coleção de pequenos livros infantis com as aventuras do pequeno Nicolas. O filme tem uma montagem bem pensada e definitivamente deve estar na estante de quem  gosta bons filmes. E pra quem gosta de rir, claro.



Serviço:
Gênero: Comédia
País de origem: França
Tempo de duração: 91 minutos
Direção: Laurent Tirard
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...