quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A inocência de Valentin

por Diana Valentina
Valentin tem 8 anos, vive com sua avó e sonha em ser astronauta. É um daqueles meninos maduros pra sua idade. Filho de pais separados Valentin leva uma rotina cheia de conflitos e amores com sua avó, que vive a falar mãe de sua mãe, que era judia. É de se imaginar, já que a história se passa nos anos 60, auge da ditadura militar, coisa que Valentin nem sequer imagina. 

Ele vive seus dias a estudar, montar seus foguetes, treinar para ir ao espaço, ouvir rocks e convivendo com seus amigos. Um deles é Rufo, seu vizinho pianista e bêbado com quem Valentin mantém uma relação mais próxima e com quem discute a crueldade do mundo em que vivem. A historia é contada do ponto de vista de Valentin, com todas as suas angustias e medos sobre a vida adulta. 

A vida de Valentin é a vida do diretor do filme, Alejandro Agresti, que é interpretado por Rodrigo Noya, que faz uma atuação cativante que deixa os expectadores emocionados. Claro, o filme tem uma visão embutida do diretor e dono da história, como se ele refletisse sobre a sua própria infância.

A história de Valentin ganha sentido quando ele recebe a visita de um desconhecido que traz notícias de sua mãe que sumiu. A dor de Valentin é pensar que sua mãe foi embora porque não gostava dele. Daí se pode concluir quanta dor e angustia vive dentro desse pequeno garotinho.
Além da atuação brilhante de Rodrigo Noya, quem está no elenco também é Carmem Maura, que interpreta sua avó.


Serviço:     
Ano: 2002
Drama
/Comédia
Duração: 86 min.
Direção: Alejandro Agresti
Elenco : Rodrigo Noya, Carmen Maura, Julieta Cardinali

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...